As entrevistas não nascem<br>todas iguais

A nova fase da vida po­lí­tica na­ci­onal pro­vocou con­vul­sões em muitas ca­beças que po­voam o es­paço me­diá­tico. Ainda que muitos dos ilus­tres co­men­ta­dores e opi­na­dores pro­fis­si­o­nais não te­nham ul­tra­pas­sado o choque com a re­a­li­dade – que mostra serem pos­sí­veis me­didas que não cabem na car­tilha das ine­vi­ta­bi­li­dades – têm sur­gido na im­prensa en­tre­vistas in­te­res­santes.

O Pú­blico, no es­paço de poucos dias, deu-nos a ler três longas en­tre­vistas: pri­meiro a Carlos Mo­edas (ex-membro do go­verno PSD/​CDS e ac­tual co­mis­sário eu­ropeu), de­pois a Ma­riana Mor­tágua (de­pu­tada do BE) e a João Oli­veira (pre­si­dente do grupo par­la­mentar do PCP). Se o pri­meiro teve di­reito a quatro pá­ginas, os úl­timos fi­caram com me­tade. Mas ainda mais di­fícil é jus­ti­ficar a dis­pa­ri­dade com que en­tre­vistas sobre o mesmo tema foram des­ta­cadas. En­quanto Ma­riana Mor­tágua (e Carlos Mo­edas), como qual­quer boa cri­ação me­diá­tica, tem di­reito a fo­to­grafia com man­chete, a en­tre­vista a João Oli­veira não saiu de um pe­queno canto da pri­meira pá­gina. Um canto que ca­beria nove vezes na fo­to­grafia de Ma­riana Mor­tágua – e ainda so­brava es­paço.

Também por esses dias, a SIC emitiu duas en­tre­vistas se­pa­radas por dois dias a Passos Co­elho e Je­ró­nimo de Sousa. A pri­meira, ao ex-pri­meiro mi­nistro, durou 20 mi­nutos no Jornal da Noite, se­guida por mais 30 mi­nutos na SIC No­tí­cias. Já a pre­sença de Je­ró­nimo de Sousa no Jornal da Noite não chegou aos três mi­nutos, fi­cando a en­tre­vista bem guar­dada para o canal in­for­ma­tivo, onde durou pouco mais de 20 mi­nutos. Contas feitas, o tempo do PCP em canal fe­chado foi o mesmo que o PSD teve em canal aberto. E mais meia hora faltou.

Ao longo destes 95 anos que as­si­na­lámos com o co­mício da Aula Magna – e que a im­prensa es­crita não só es­condeu, e que para o Pú­blico não existiu, como de­turpou o que lá foi dito – co­nhe­cemos bem a dis­cri­mi­nação me­diá­tica, e se cá es­tamos com a in­fluência que temos é porque a vida do PCP ex­tra­vasa em muito todas as pá­ginas de jornal que a tentem apagar.

 



Mais artigos de: PCP

Compromissos de todos os dias

O Par­tido vai con­ti­nuar a in­tervir nos di­reitos das mu­lheres e da sua luta eman­ci­pa­dora dando pri­o­ri­dade a uma po­lí­tica de pro­moção da igual­dade in­se­pa­rável da rup­tura com a po­lí­tica de di­reita e a con­cre­ti­zação de uma po­lí­tica pa­trió­tica e de es­querda.

Maior e melhor

A 40.ª edição da Festa do Avante!, que tem lugar a 2, 3 e 4 de Se­tembro, in­tegra pela pri­meira vez o ter­reno da Quinta do Cabo. O Avante! foi saber o que se pode es­perar de uma Festa maior.

95 anos de Norte a Sul

Cerca de uma cen­tena e meia de di­ri­gentes, fun­ci­o­ná­rios e co­la­bo­ra­dores da es­tru­tura cen­tral do Par­tido reu­niram-se, dia 7, no al­moço co­me­mo­ra­tivo dos 95 anos do Par­tido Co­mu­nista Por­tu­guês que teve lugar no re­fei­tório da sede da So­eiro Pe­reira Gomes.

Da impossibilidade à superação

Com organização, empenho e entusiasmo não há impossíveis. Este bem que podia ser o lema da acção dos comunistas da freguesia da Caparica relativa à campanha nacional de fundos «Mais Espaço, Mais Festa. Futuro com...

Mobilizar contra a precariedade

A cam­panha do PCP «Mais di­reitos, mais fu­turo. Não à pre­ca­ri­e­dade» con­tinua a de­sen­volver-se junto a em­presas e lo­cais de tra­balho de todo o País.

8 de Março - Histórica luta pela igualdade

Jerónimo de Sousa participou, anteontem, 8, num almoço evocativo do Dia Internacional da Mulher, promovido pela célula do PCP na Câmara Municipal da Moita. Na sua intervenção, o dirigente comunista destacou a importância histórica da data,...

Fase preparatória já começou

Com a apresentação do anteprojecto de Resolução Política, no passado dia 3, iniciou-se a fase preparatória do X Congresso do PCP/Açores, que se realiza em Ponta Delgada nos próximos dias 9 e 10 de Abril. O Congresso contará com a presença do...